Advogado voluntário, saiba o que é e como ser um

Advogado voluntário, saiba o que é e como ser um

Descubra como se tornar um advogado voluntário e saiba mais sobre essa importante atividade jurídica. Aprenda o que é necessário para se engajar nessa prática e faça a diferença na vida de pessoas que precisam de assistência legal.

A vida profissional de um advogado não é fácil. Algo que os advogados brasileiros devem ficar alertas é o quão competitivo seu mercado é. Todavia, existem formas de se destacar. Uma delas seria se tornar um advogado voluntário. Existem até mesmo escritórios voltados para a advocacia voluntária.

Esse tipo de advocacia pode ser feito por duas razões. Para ganhar mais experiência ou para oferecer serviços sem receber nada em troca. Esses serviços gratuitos ajudam advogados iniciantes a se tornar mais experientes em suas áreas e ter noções sobre como funcionam casos e processos.

Nos últimos anos, a advocacia voluntária se tornou cada vez maior. O fato é que o mercado jurídico do Brasil é um dos maiores do mundo. Por conta da quantidade de faculdades de Direito no país, existem muitos advogados novatos. Esses acabam não sabendo como se destacar nos primeiros anos de sua profissão.

Por isso, se você busca aumentar sua experiência jurídica ou aprender sobre a atuação voluntária, preste atenção a seguir. Iremos detalhar o que é esse tipo de advocacia e se ela funciona. Além disso, veja como se tornar um advogado voluntário.

Clique e saiba mais +

Advogado voluntário: saiba o que é essa atuação

Você sabe do que se trata a atuação de um advogado voluntário? O conceito é simples: esse é o advogado que dedica seu tempo para ajudar instituições e pessoas sem remuneração nenhuma. Ou seja, é algo voluntário e nobre. Porém, a atuação pode ser feita por razões de experiência também.

Os direitos relacionados à saúde, moradia, segurança, alimentação e proteção de crianças, adolescentes e idosos são prioridade absoluta nesse meio de atuação. Porém, também existe uma forma de ser um advogado voluntário na OAB. A escolha deve ser feita pelo profissional.

O ideal é que o advogado foque em casos que irá usar em sua atuação real. Por exemplo, se você é um advogado trabalhista, então é ideal pensar em se juntar a casos desse meio. Se você é um advogado do Direito da Família, casos familiares são ideais. Existem sempre pessoas que precisam desse auxílio gratuito.

A seguir, entenda como profissionais podem se tornar um advogado voluntário.

Como se tornar um advogado voluntário?

Se você precisa de experiência na área do Direito, é uma ótima opção se tornar um advogado voluntário. Porém, como é feito isso? Para se tornar um, é preciso se dirigir até a OAB ou encontrar um órgão que disponibilize casos de pessoas que precisam de um advogado.

Muitas pessoas não possuem verba para lidar com as despesas de um processo. Todavia, se oferecer como um advogado voluntário exerce seu altruísmo e ajuda em sua experiência. Dessa forma, ambos os lados saem com vantagens.

Advocacia Voluntária funciona?

Participar na advocacia voluntária é uma ação de caridade e também oferece experiência. Ela funciona para muitas famílias vulneráveis e para ajudar advogados novatos a ter conhecimento. Sendo assim, se tornar um advogado voluntário pode ser a chave para seu sucesso no meio do Direito.

Espero que tenha curtido o conteúdo sobre:
Advogado voluntário, saiba o que é e como ser um
Em Advogado temos diversos artigos sobre este tema. Recomendo :)

Oitavo Blog

Oitavo blog é um portal de conteúdo especializado em conteúdos de qualidade. Entre em contato conosco por e-mail contato@oitavo.blog

Go up