Confira dicas para organizar seus gastos de início de ano

pexels karolina grabowska 5900134

Planejar-se é essencial para pagar tudo em dia

Com o início do ano, muitos brasileiros se deparam com despesas como material escolar, cartão de crédito, IPVA e IPTU, o que exige um planejamento financeiro cuidadoso. “A primeira estratégia para pagar tudo em dia consiste em mapear todos os gastos e dividir o valor total pelos meses até o vencimento, aplicando em investimentos de renda fixa de alta liquidez e de baixa volatilidade”, explica Jorge Cardoso, CEO do Ensina Banco.

Para quem tem dificuldade em poupar, contribuir em um título de capitalização pode ser uma opção, mas atenção aos prazos mínimos de resgate. Antecipar esse planejamento evita surpresas”, completa.

No quesito IPVA, Jorge defende que optar pelo pagamento à vista é uma saída, aproveitando os descontos oferecidos por alguns estados. “Parcelamentos e pagamentos com o cartão de crédito devem ser evitados, pois além de acréscimos, alguns estados cobram encargos já no parcelamento”.

No caso do IPTU, antecipar o pagamento pode render descontos, assim como optar pelo pagamento à vista. “Evitar atrasos é fundamental, tanto para pagamentos à vista quanto parcelados”, alerta o especialista.

No caso dos materiais escolares, se for possível, antecipe a compra, pois os preços tendem a aumentar consideravelmente próximo ao início das aulas. Planejamento é a chave para reduzir o impacto no orçamento”, aconselha.

Negociar dívidas de IPVA e IPTU envolve conhecer o valor total da dívida e encargos, definir um plano de pagamento compatível com o orçamento e, em alguns casos, conseguir descontos para quitação. Jorge explica ainda que, no caso do IPTU, se o orçamento não comportar a quitação, o parcelamento pode ser realizado em até 60 vezes.

É importante planejar-se a longo prazo, pois isso permite utilizar rendimentos de investimentos para honrar compromissos, evitando descapitalização e os encargos do parcelamento. “Resumindo, a organização financeira é a melhor aliada para enfrentar as despesas anuais de início de ano”, conclui.

Fonte

  • Jorge Cardoso | Ensina Banco
  • Especialista em mercado financeiro
  • @jorgecardosobr | @ensinabanco

Espero que tenha curtido o conteúdo sobre:
Confira dicas para organizar seus gastos de início de ano
Em Blog temos diversos artigos sobre este tema. Recomendo :)

Oitavo Blog

Oitavo blog é um portal de conteúdo especializado em conteúdos de qualidade. Entre em contato conosco por e-mail contato@oitavo.blog

Go up