O que é Typosquatting e como prevenir

pexels mati mango 6330644

Um dos crimes mais perigosos da internet conta com IA 's, por isso, é necessário saber táticas para a Mitigação e Prevenção de Typosquatting. A prática causa prejuízos financeiros que podem ser irreparáveis para as vítimas e empresas. 

Ou seja, se você é aquela pessoa que abre qualquer email e sai clicando em qualquer promoção ou uma grande companhia, tome cuidado. Até porque, os crimes cibernéticos podem crescer cada vez mais com o aumento do tempo de tela a que muitos usuários estão sujeitos. 

Clique e saiba mais +

O que é Typosquatting?

O Typosquatting é um tipo de crime cibernético, também chamado de URL hijacking, na qual indivíduos, de maneira intencional, criam URLs com erros ortográficos para que o usuário clique e tenha seus dados roubados. 

Os sites clonados podem ser desde páginas comuns ou, até mesmo, sites com conteúdos pornográficos, na qual esperam também atrair um grande tráfego de acesso. Nesse caso, é importante estar atento ao que aparece no endereço eletrônico.

Como funciona o Typosquatting?

Ao digitar erroneamente o endereço, ou domínio, os usuários são levados a uma página bem semelhante ao verdadeiro, na qual os hackers esperam que alguma informação pessoal seja capturada, como CPF ou dados bancários, por exemplo. Como exemplo de typosquatting, tem-se:

  • “www.gooogle.com”: perceba que há um “o” a mais.
  • “www.marcafampsa.com.br”: perceba a troca do “o” para o “p” em “fampsa”.

Além desses endereços conterem uma grande quantidade de vírus, os criminosos também utilizam os logotipos das marcas originais, podendo até envolver apropriação indevida de direitos autorais e trazendo má reputação para elas. 

Qual o objetivo do Typosquatting?

Após os usuários inserirem seus dados pessoais, os criminosos esperam lucrar de forma ilícita, justamente por se aproveitarem da desatenção de pessoas apressadas, por exemplo. Além disso, essa prática fatura dinheiro com a venda de publicidade em seus sites ou fazendo phishing para outros interessados no esquema. 

Para os que não sabem, phishing é uma outra forma de copiar esses sites, da mesma forma que o typosquatting. Ou seja, essa prática, acima de tudo, financia outros criminosos para entrar neste esquema fraudulento.

Como prevenir o Typosquatting?

Para a mitigação e prevenção de typosquatting, se você é usuário, é aconselhável evitar clicar em convites inesperados por email ou por mensagens de SMS. Já para as marcas, serviços digitais. As empresas devem, então, investir na proteção de IA 's que utilizam Threat command.

Enquanto os usuários comuns precisam prestar atenção no endereço dos sites, conferir se as outras redes sociais da marca confirmam alguma promoção ou sorteio ou pedir ajuda para outras pessoas conferirem o site que querem visitar.

Outra prática bem comum é a de se estar sorteando algum eletrônico como celulares ou aparelhos domésticos, que na verdade não passam de golpes. Há também o termo “Threat command” ou “comando de ameaça”, que conta com a ajuda de inteligência artificial para proteção das empresas e consequentemente, dos clientes.

Esse serviço de proteção geralmente é pago e serve justamente para mitigação e prevenção do typosquatting. Contudo, esta prática requer atenção redobrada ao abrir e-mails ou digitar e clicar rápido em sites, principalmente os de varejo. Além disso, a Rain Forest é uma empresa de cibersegurança que monitora empresas que se preocupam com seus clientes - afinal, a confiança da marca está fortemente ligada à proteção de seus dados.

Espero que tenha curtido o conteúdo sobre:
O que é Typosquatting e como prevenir
Em Tecnologia temos diversos artigos sobre este tema. Recomendo :)

Go up