Pets têm apresentado doenças relacionadas a conflitos emocionais de seus tutores

pexels pixabay 326602

No Brasil, existem cerca de 139,3 milhões de animais de estimação, entre cachorros, gatos, aves e outros pets. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 46,1% dos domicílios têm pelo menos um cachorro e 19,3% têm pelo menos um gato.

Isso significa que se formou no Brasil o que se chama de família multiespécie, formada por humanos e seus pets. Com isso, a humanização desses animais é crescente, como se nota no crescente aumento de itens para esse segmento.

Com esse envolvimento cada vez maior entre humanos e animais, o médico veterinário e doutor em Ciências pela USP, Marcos Fernandes, têm notado no consultório o maior adoecimento dos pets com doenças oriundas de seus tutores e familiares.

“Cada vez mais os animais são colocados em um lugar que não são o deles, que é o lugar de filho. Os motivos para os tutores fazerem isso são vários, tais como: verticalização das cidades, diminuição abrupta do número de filhos, divórcios e fragmentações das famílias e dificuldades relacionais, levando muitas pessoas a viverem de forma isolada”, constata.

Doenças de pele e de articulação envolvem situações vividas pelos tutores

Fernandes, que utiliza em seu consultório as técnicas sistêmicas de Medicina Germânica Multiespécie e Constelação Familiar Multiespécie, aponta que os animais somatizam os conflitos vivenciados pelos seus tutores e que não foram tratados de forma adequada. “Entre os problemas mais encontrados, encontram-se, por exemplo, dores articulares e doenças de pele”, menciona o veterinário.

Se o tutor vivenciou um problema de autodesvalorização em sua vida, é possível o pet apresentar doenças ostemusculares, displasias e problemas de articulação, por exemplo.

Já tutores que passaram por algum tipo de separação, seja luto por um familiar ou divórcio, por vezes os sintomas dermatológicos podem surgem no animal, como dermatites, coceiras e alergias.

Segundo ele, o principal benefício da técnica de Constelação Familiar aplicada aos animais é que ela coloca cada um no seu lugar, restabelecendo a ordem entre humanos e seus pets. “Um dos desserviços dos tutores é chamar seus pets de filho, porque esse simples ato tira a força que vem dos verdadeiros pais dos pets, que são animais e não humanos. Restabelecer essa ordem evita uma série de problemas para os pets”, alerta.

Marcos Fernandes, que é precursor dos cursos de Constelação Familiar Multiespécie e Medicina Germânica Multiespécie no Brasil, vem pela primeira vez a Florianópolis, realizando workshop nos dias 20 e 21 de abril para veterinários, tutores, terapeutas e quem mais se interessar por autoconhecimento.

WhatsApp Image 2024 04 12 at 11.06.47

“Esse encontro traz não só conhecimento e informação, mas também vivência. Somente podemos nos colocar na condição de veterinário e terapeuta de alguém, ainda que esse alguém seja de outra espécie, quando estamos minimamente nos olhando e observando”, assinala.

Serviço
Workshop Constelação Familiar Multiespécie e Medicina Germânica Multiespécie
Data: 20 e 21 de abril, das 9h às 17h
Local: Cyta Yoga, situado no Centro de Florianópolis
Inscrições: (48) 99109-7072

Espero que tenha curtido o conteúdo sobre:
Pets têm apresentado doenças relacionadas a conflitos emocionais de seus tutores
Em Blog temos diversos artigos sobre este tema. Recomendo :)

Oitavo Blog

Oitavo blog é um portal de conteúdo especializado em conteúdos de qualidade. Entre em contato conosco por e-mail contato@oitavo.blog

Go up