Primeira impressão pode ser fundamental para conquistar um espaço no mercado
Em apenas sete segundos, as pessoas são capazes de fazer avaliações sobre o outro, logo no primeiro contato.
A frase “você nunca terá uma segunda chance de causar uma primeira boa impressão”, do escritor e economista americano Thomas J. Peters, especialista em gestão de negócios, representa como o mundo corporativo avalia quem está nele. É o que diz também a assessora executiva e consultora de gestão Carol Kinsey Goman, em seu livro “A linguagem corporal de líderes”.
Goman explica que “a primeira impressão é a que fica”, porque “as pessoas com as quais se estabelece uma conversa terão avaliado subliminarmente sua credibilidade, confiança, simpatia e confiabilidade nos primeiros sete segundos”. Daí a importância de líderes e gestores se preocuparem com a imagem que desejam transmitir para terem sucesso em suas carreiras.
Nesse caso, a roupa é muito mais do que uma simples vestimenta. A aparência que transmite segurança e confiabilidade pode dizer muito a respeito da gestão de um líder. Uma camisa HUGO, por exemplo, pode imprimir essas características ao gestor diante de sua equipe.
Para além da elegância
No mundo dos negócios, a aparência de um profissional ultrapassa a elegância e o bom gosto. A construção desse tipo de visual, segundo a consultora Carol Goman, está relacionada ao marketing pessoal, quando posturas e gestos podem ser traduzidos em poder de decisão, confiança em si e conhecimento.
Ao se relacionar com clientes, a primeira impressão pode ser fundamental para efetivar negócios. Vestir-se adequadamente é um dos aspectos que auxiliam na formação de uma imagem positiva no mundo empresarial. “A linguagem corporal de um líder é a administração do tempo, do espaço, da aparência, da postura, do gesto, do cheiro, da expressão facial e do contato visual”, explica Goman.
Tom de voz comedido, gentileza, pontualidade e trajes discretos podem revelar muito do que um profissional tem a oferecer aos seus stakeholders. A escolha de uma roupa adequada, como uma camisa social HUGO, pode fazer a diferença em etapas de negociação.
A aparência, no entanto, vai para além do ambiente corporativo. Um estudo publicado na Social Psychological and Personality Science aponta que entre 33 a 100 milissegundos são suficientes para criarmos uma concepção inicial sobre o caráter de alguém, apenas observando seu rosto. “Este capital social, originado de uma boa impressão inicial, pode reverberar de forma significativa na trajetória pessoal e profissional, culminando na propagação de uma imagem”, diz o estudo.
O especialista em planejamento estratégico e gestão de expansão, Rodrigo Kallas, e seu parceiro em consultoria corporativa, Elson Teixeira, consideram que, “pela própria natureza da nossa mente, costumamos associar ideias. A imagem das pessoas, mesmo num relance, passa por este tipo de associação. Uma pessoa bem-vestida está bem de vida; por isso, quem quer passar uma boa imagem deve se lembrar de que a primeira impressão está repleta de valores que o outro enxerga”.
Valores na primeira impressão
Embora a boa impressão pareça uma preocupação consigo mesmo, Carol Goman acredita que seus atributos são almejados por aqueles que se deparam pela primeira vez com trabalhadores em cargos de gestão. “As pessoas também desejam líderes que exibam poder, status e confiança”.
Essas qualidades precisam se repetir em outros espaços além do ramo profissional. A forma como um líder desenvolve a chamada comunicação não-verbal deve ser notável em qualquer ocasião e local.
Em confraternizações da empresa com clientes, fornecedores e parceiros, por exemplo, um líder pode demonstrar segurança e competência mesmo usando roupas menos formais – como bermuda e camisa casual masculina HUGO. A imagem ajuda a fazer networking e conquistar leads para a corporação.
Goman completa: “se você deseja ser um grande líder, precisará se acostumar a ser examinado e avaliado em todos os seus movimentos”.
Espero que tenha curtido o conteúdo sobre:
Primeira impressão pode ser fundamental para conquistar um espaço no mercado
Em Geral temos diversos artigos sobre este tema. Recomendo :)