Arduino Uno: Conheça as principais características

pexels pixabay 159201

Ao obter os Kits de robótica, torna-se possível montar robôs com várias funcionalidades e, mesmo que você esteja aprendendo a programar, há manuais e dicas de como iniciar as produções. Dessa forma, você tem exatamente o que precisa para conseguir automatizar o lar ou lançar projetos exclusivos para o mercado, desenvolvidos exclusivamente através de um kit completo.

Além disso, é importante saber que o arduino uno contém características indispensáveis para todas as pessoas que querem programar. Afinal, ele possui 16 entradas analógicas, SRAM, EEPROM, assim como conectividade via Wi-Fi, bluetooth e entrada para cabo USB que facilitam a criação de robôs e demais projetos de sua preferência.

Clique e saiba mais +

O que é arduino uno?

O arduino uno é um microcontrolador de processador ATmega 328, que contém 14 portas digitais em que são voltadas às saídas PWM e auxiliam na ligação de diversas peças como os sensores e luzes LED. Esta é uma placa que facilita o trabalho de programadores experientes e também de pessoas que iniciaram no ramo da robótica, pois possui uma linguagem fácil de compreender e também oferece um software prático para trabalhar. 

Para que serve?

Este microcontrolador serve para desenvolver projetos de IoT, automatização do lar ou criação de robôs. Com esta peça, torna-se possível projetar um sistema de alarme que ativa através da presença de uma pessoa devido ao sensor, e também elaborar um eficiente detector de vazamento de gases, por exemplo. 

Quais as principais características do arduino uno?

O arduino uno contém uma velocidade em CLK de 16 MHz, memória flash de 32 KB e SRAM de 2 KB. A placa conta com o EEPROM equivalente a 1 KB, enquanto a corrente DC de cada pino é 40 mA e tensão de entrada de 7-12V, além de ter de 14 portas digitais e as analógicas que são 6.

Alguns dos modelos podem ter conectividade para Wi-Fi, bluetooth e também ligação via USB. Dessa forma, você consegue desenvolver os seus projetos de maneira prática ao incluir mecanismos de sua preferência para criar alarmes, escadas inteligentes e demais projetos de sua preferência.

Tipos de arduino uno

Há modelos que incluem o arduino Mega de porte pequeno que contém 54 pinos digitais, 16 entradas analógicas e mais 4 UARTs. No entanto, existem mais opções que podem ser trabalhadas a fim de desenvolver projetos de forma prática, que incluem:

  • Arduino Nano;
  • Arduino Pro Micro;
  • Arduino Pro Mini;
  • Arduino Lilypad;
  • Arduino Leonardo.

O último modelo de arduino, mais conhecido por Leonardo, oferece uma placa ATMega32u4, com 12 pinos analógicos, mais 20 digitais e 7 pinos PWM. Inclusive, a opção contém uma conectividade USB embutida, que evita a necessidade de trabalhar com  um processador diferente.

Qual é a linguagem de programação do arduino uno?

A linguagem do arduino é o C ++, uma das mais conhecidas e utilizadas por desenvolvedores e profissionais de programação, assim como Python e Java. No entanto, é importante saber que, de acordo com Free Code Camp, o C ++ é um compilador responsável por gerar arquivos binários que podem ser executados com maior facilidade.

Para trabalhar com os kits de robótica, é indispensável ter instalado em seu computador o software IDE arduino. Pois, é através dele que você consegue desenvolver projetos exclusivos, realizar os comandos necessários e fazer testes que o ajudem em sua rotina.

Onde encontrar Kits de robótica e Uno R3 Cabo Usb para Arduino?

Encontre os kits de robótica, assim como o Uno R3 Cabo Usb para Arduino, com a Eletrogate, que oferece os materiais que você pode precisar para trabalhar. Portanto, se você quer aprimorar as suas criações, conosco é possível ainda adquirir capacitores, resistores, luzes de LED coloridas e sensores.

Saiba que no kit contém materiais indispensáveis para te auxiliar, que incluem o cabo USB de 30 cm, adaptador de bateria 9V, jumper macho-macho, micro servo, sensor de distância e sensor de temperatura. Inclusive, há disponível o capacitor cerâmico, chave tactil, diodo, resistores, buzzers ativos e módulos seguidores de linha.

Através da Eletrogate, você adquire com ainda mais facilidade todos os materiais que necessita para desenvolver os seus projetos. Ao obter estas importantes peças, você consegue também aprender na prática a criar robôs seguidores de linhas, braços robóticos e a ler sinais analógicos através do potenciômetro!

Espero que tenha curtido o conteúdo sobre:
Arduino Uno: Conheça as principais características
Em Tecnologia temos diversos artigos sobre este tema. Recomendo :)

Go up