Mais de 18 mil infrações ambientais foram registradas em São Paulo em 2023

pexels sora shimazaki 5668772 1

Quase metade dos casos estão relacionados a crimes de exploração ou danos à flora. Associação destaca a urgência da adoção de uma gestão ambiental eficaz nas empresas.

A Coordenadoria de Fiscalização e Biodiversidade da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo registrou mais de 18 mil infrações ambientais em 2023. De acordo com o levantamento, 49% desses delitos, totalizando 8.717 casos de janeiro a novembro deste ano, foram relacionados a crimes contra a flora, envolvendo a destruição, exploração ou danos à vegetação, ecossistemas e recursos naturais.

Durante o mesmo período, foram contabilizadas 3.915 infrações relacionadas à fauna; 2.700 na área de pesca; 1.328 outras infrações, 779 envolvendo produtos florestais, 339 relacionadas a incêndios, e 236 infrações cometidas contra unidades de conservação. O cenário chama atenção para a urgência da conscientização da sociedade, mas, principalmente, para a necessidade de as empresas incorporarem práticas sustentáveis e adotarem uma gestão ambiental eficaz.

Além de preservar o futuro do planeta, o respeito às legislações ambientais não apenas previne multas, mas também reduz o risco de suspensão das atividades das organizações. Nesse contexto, a ISO 14001, uma norma internacional dedicada aos sistemas de gestão ambiental, é uma ferramenta essencial para empresas que almejam aprimorar seu desempenho e atender com responsabilidade às diretrizes ambientais.

Segundo Alessandra Costa, vice-presidente de Relações Institucionais da Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac), essas orientações apresentam uma abordagem abrangente e aplicável a negócios de micro, pequeno, médio e grande porte a todos os setores de atividades. “Essa norma capacita a empresa a identificar, controlar, monitorar e mitigar os impactos ambientais que geram, proporcionando, assim, conformidade com a legislação ambiental”, explica.

Clique e saiba mais +

Implementação

A implementação da ISO 14001 abrange diversas etapas, desde a identificação dos requisitos legais, o desenvolvimento e implementação de estratégias, até a seleção de um organismo de certificação. Este organismo realizará uma auditoria de conformidade para avaliar se os processos da organização estão em conformidade com os requisitos da norma. Após essa auditoria, se a empresa for considerada aprovada, receberá a certificação.

Com o certificado ISO 14001

“Com o certificado ISO 14001, as empresas podem não apenas melhorar seu desempenho ambiental, mas também reduzir significativamente a probabilidade de infrações legais, o que, por sua vez, pode resultar em benefícios financeiros e de reputação”, relata a vice-presidente da Abrac.

Podem implementar a norma internacional indústrias manufatureiras, setor de serviços, construção civil, tecnologia da informação e eletroeletrônicos, energia, saúde e bem-estar, setor químico e farmacêutico, transporte, turismo, agropecuária, entre outros setores.

Entre os benefícios da implementação, destacam-se: redução dos impactos ambientais e dos custos operacionais ao minimizar desperdícios; reforço da credibilidade junto a clientes e stakeholders; mantém a conformidade com requisitos legais, ambientais e outros; minimiza as chances de enfrentar processos e multas; obtém o reconhecimento internacional, impulsionando vendas e oportunidades, facilita o acesso a financiamentos em instituições bancárias públicas e licitações governamentais; entre outros.

Sobre a Abrac

Fundada em 2009, a Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac) reúne as empresas responsáveis pela avaliação da conformidade de produtos, sistemas e laboratórios de ensaio e calibração, acreditados pelo Inmetro e designados pela Anatel, que são oferecidos aos cidadãos, trabalhando em sua inspeção e certificação com o objetivo de informar e proteger o consumidor, em particular quanto à saúde, segurança e meio ambiente; propiciar a concorrência justa; estimular a melhoria contínua da qualidade; facilitar o comércio internacional; e fortalecer o mercado interno, atuando em conjunto com os órgãos reguladores das atividades em âmbito nacional.

Espero que tenha curtido o conteúdo sobre:
Mais de 18 mil infrações ambientais foram registradas em São Paulo em 2023
Em Sustentabilidade temos diversos artigos sobre este tema. Recomendo :)

Oitavo Blog

Oitavo blog é um portal de conteúdo especializado em conteúdos de qualidade. Entre em contato conosco por e-mail contato@oitavo.blog

Go up