O lixo, a ameaça do século é o tema da 12° Exporecicla Sustentável

WhatsApp Image 2023 11 11 at 09.59.30 2

A feira movimenta diversos segmentos da economia sendo a única no Norte e Nordeste com foco na reciclagem de resíduos sólidos.

A Exporecicla, voltada para negócios e ideias sustentáveis, inovações e tecnologia ambiental, irá acontecer nos dias 23 e 24 de novembro, em formato presencial e gratuito, na Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC). Promovido pelo Sindicato das Empresas de Reciclagem de Resíduos Sólidos, Domésticos e Industriais no Estado do Ceará (SINDIVERDE), o evento é destinado a empresários do setor de reciclagem e à população interessada. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas no portal do evento.

A Exporecicla vai trazer uma programação com palestras e cases sucesso; seminários; exposições; lounge de negócios; stands. Entre os expositores estarão reunidos representantes de toda a cadeia produtiva da reciclagem.

Durante o Exporecicla, empresários e representantes do setor serão homenageados. Além disso, como pontua Marcos Albuquerque, vice-presidente do Sindiverde, será uma grande oportunidade para fechar negócios. Que as empresas privadas, empresas públicas, consórcios, pessoas físicas, escolas, entendam que temos uma epidemia de lixo e poluição para resolver, seja no ar, na terra, nos rios ou nos mares (e até no espaço). Dessa forma criando expectativas de melhorias do meio ambiente, da geração de empregos e do crescimento da economia.

“Nossa intenção é conscientizar o setor industrial de reciclagem quanto a implantação do desenvolvimento sustentável e apresentar novas soluções para a preservação do meio ambiente. Seguimos um modelo econômico em que os produtos após chegarem ao fim de sua vida útil, não virem lixo e sim matéria prima para gerar novos produtos. É fundamental nesse processo que urgentemente possamos trabalhar a educação ambiental . A ideia de que tudo o que produzimos deve voltar para a indústria em vez de virar lixo”, destaca Marcos.

Inscrições e outras informações pelo Instagram @exporecicla / @sindiverde ou no site https://www.exporecicla.com.br/

Sindiverde

Criado em 1998, o Sindiverde comemora seus 25 anos e conta com mais de 60 empresas associadas, ligadas à indústria de reciclagem, incineradoras, consultoria ambiental, transformação e usinas de aterro. Atualmente, ocupa a 10ª posição dentre os setores industriais cearenses, com 2,3% de participação, e de 0,4% na economia como um todo, segundo dados do Observatório da Indústria da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC).

Os benefícios oferecidos pelo sindicato são oferta de treinamentos e cursos para colaboradores e dirigentes das empresas; possibilitar a interação , troca de experiencias e conhecimentos com as demais empresas do setor; participação em feiras, eventos e congressos de interesse do setor; participações em missões nacionais e internacionais; oferecimento de salas para cursos , eventos, palestras e treinamentos; facilidade de uso dos benefícios proporcionados pelo SEBRAE e órgãos do Sistema FIEC: CIN, IEL, SENAI e SESI; e orientação jurídica, trabalhista, fiscal e ambiental aos associados.

Programação

Dia 23

- 8h00 às 10hh
Crescimento (Welcome Cofee)
Abertura oficial ( Entrega de troféus)
- 10h às 11h00
Palestra Lixo Eletro Eletrônico com MSc. José Valverde Machado Filho
- 13h às 13h30
Credenciamento
- 14h às 15h
Palestra Sustentabilidade e Educação Ambiental com Jackes Araújo (Ordem dos Advogados do Brasil – OAB)
- 15h às 16h
A Importância dos Consórcios Públicos de Manejo de Resíduos Sólidos para Municípios Cearenses com Elano Feijó Damasceno ( AGACE)
- 16h às 19h
Visitação a Feira

Dia 24

- 13h às 13h30
Credenciamento
- 14h às 14h30
Palestra Lixo da Construção Civil com Abdias Veras (Grupo Britacet) - Paula Frota (Sinduscon) – Eduardo Cabral (Chefe do DEECC- UFC)
- 14h30 às 15h
Palestra Sustentabilidade e Lixo Eletrônico com Veridiana Sales (Serviço Social da Indústria- SESI)
- 15h às 15h30
Palestra Economia Circular com Tascísio Bastos (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI)
- 15h30 às 16h
Palestra Coleta Seletiva e o Papel Desenvolvimento pelos Catadores com Ronaldo Stefanutti ( Coordenador de Laboratório de Resíduos Sólidos e Efluentes – UFC) – Lamarka Lopes (Membro Efetivo do COTEMA – FIEC)
- 16h às 17h
Palestra Saneamento Básico com Petrônio Ferreira Soares (Fundação Nacional de Saúde – FUNASA)

Serviço

12ª edição da Exporecicla
Dias 23 e 24 de novembro de 2023
Local: Federação das Indústrias do Estado do Ceará – FIEC.
Endereço: Av. Barão de Studart, nº 1980 – Térreo – Bairro: Aldeota
Inscrições no portal do evento: https://www.exporecicla.com.br/
Instagram: @sindiverde e @exporecicla

Espero que tenha curtido o conteúdo sobre:
O lixo, a ameaça do século é o tema da 12° Exporecicla Sustentável
Em Sustentabilidade temos diversos artigos sobre este tema. Recomendo :)

Oitavo Blog

Oitavo blog é um portal de conteúdo especializado em conteúdos de qualidade. Entre em contato conosco por e-mail contato@oitavo.blog

Go up