Usando a gamificação em benefício da empresa

5121

‌O uso da gamificação nas empresas pode trazer benefícios impressionantes para a rotina e gestão interna de diferentes empresas. Estruturar e integrar soluções personalizadas com sua equipe é uma maneira de incentivar, engajar e tornar a rotina de produção mais leve enquanto estreita a relação entre colaboradores e seus gestores. 

Orientada aos clientes, a gamificação também garante fidelização e até mesmo mais vendas. As aplicações e benefícios da gamificação podem contribuir para a melhora da rotina na empresa e tornar todo o ambiente mais acolhedor para clientes e colaboradores. 

Clique e saiba mais +

O que é a gamificação?

Por definição, a gamificação é um processo pelo qual atividades lúdicas com jogos digitais são criadas e personalizadas para atender a rotina de determinada instituição. No caso, a gamificação corporativa é aplicada às empresas, e essas atividades visam tornar o processo produtivo otimizado e incentivar os profissionais. 

Times de venda e outros profissionais que necessitam alcançar metas se beneficiam especialmente da gamificação. Mas ela ainda pode impactar outros setores, como a criação de soluções orientadas para os próprios clientes que têm em sua mão uma ferramenta de fidelização e mais incentivo às compras. 

Como surgiu a gamificação?

A gamificação surgiu com a cultura gamer, mas desde sempre focada de maneira mais técnica e prática no ganho em performance de empresas e equipes. O termo foi criado em 2002 pelo programador britânico Nick Pelling, e desde sempre teve como base utilizar de elementos lúdicos para ensinar, motivar e entreter. 

Para que a gamificação nas empresas fosse possível a tecnologia teve que evoluir o suficiente, assim como solução em personalização e empresas focadas e especializadas na área. Hoje em dia, com a Gamefic, a gamificação é acessível e qualquer empresa do mercado pode ter a ludificação a seu serviço! 

Quais benefícios da gamificação nas empresas?

São vários os benefícios da gamificação, onde a melhora dos resultados, incentivo para o alcance das metas e fidelização dos clientes são sem dúvidas grandes exemplos. Conforme a gamificação é desenvolvida e adaptada para seu negócio, outras vantagens são conhecidas e podem ser aproveitadas pelo seu negócio - tais como: 

  • Incentivo nas vendas;
  • Premiações para cada meta atingida; 
  • Fidelização de clientes; 
  • Diferencial para a marca. 

Todos esses benefícios são associados e conquistados por meio da gamificação e personalização do serviço. A gamificação é mais do que um mero detalhe em sua rotina corporativa, é uma solução abrangente e que pode mudar de verdade as possibilidades da empresa. 

Como usar gamificação no trabalho?

Durante o trabalho e a rotina produtiva, a gamificação atua no alcance e gestão de metas, no entretenimento e também no treinamento dos colaboradores. Suas atividades lúdicas se relacionam tão bem com os próprios processos internos da empresa que podem ser desenvolvidas em conjunto. 

Desta forma a gamificação torna esses processos menos desgastantes ou massantes. O que permite que os colaboradores da empresa se sintam mais engajados e entretidos, além de oferecer benefícios pelas metas atingidas. 

Já para os clientes, a gamificação serve como uma forma de garantir que suas compras oferecerão ainda mais vantagens. Ou seja, elas podem fidelizar o consumidor à sua marca e ainda agrega como diferencial da empresa. 

Exemplos de gamificação corporativa

Há vários exemplos de gamificação corporativa como plataformas de treinamento ou atividades lúdicas que permitem que clientes recebam pontos. São dois exemplos para os usos mais vantajosos da gamificação nas empresas: o trato com os colaboradores e a fidelização de consumidores. Outros incluem:

  • Plataforma de treinamento; 
  • Gestão de metas; 
  • Incentivo para vendas; 
  • Premiação de objetivos e metas concluídas. 

Esses são alguns dos exemplos mais tradicionais do uso da gamificação nas empresas. Todos eles com o foco de aumentar a produtividade do público, conseguir conquistar mais vendas e fidelizar sua base de consumidores. Utilize a gamificação e torne os processos de sua empresa mais saudáveis e otimizados. 

Conte com a Gamefic para trazer mais bem-estar para todos seus colaboradores e conseguir incentivá-los com uma competitividade saudável. A Gamefic oferece soluções e gamificação personalizada para atender ao máximo suas necessidades com público e colaboradores. 

Espero que tenha curtido o conteúdo sobre:
Usando a gamificação em benefício da empresa
Em Blog temos diversos artigos sobre este tema. Recomendo :)

Go up