5 dicas para manutenção da fossa séptica

pexels anil karakaya 6419128

Descubra as melhores dicas para a manutenção da fossa séptica e garanta o bom funcionamento do seu sistema de esgoto. Aprenda como evitar entupimentos e mau cheiro com essas 5 dicas essenciais.

A falta de saneamento básico é um problema bastante comum em nosso país. Por isso, muitas pessoas optam por usar fossas sépticas. Assim, a manutenção da fossa séptica se faz necessária para garantir o bom funcionamento dela. Para manter a fossa séptica em boas condições de uso e para evitar problemas futuros, é necessário entender como o sistema funciona e, principalmente, é preciso saber como a manutenção da fossa séptica deve ser feita. Dessa forma, você consegue cuidar melhor da sua fossa séptica.

Confira mais dicas sobre a manutenção da fossa séptica no artigo abaixo!

Clique e saiba mais +

Dica 1

Para a manutenção da fossa séptica funcionar é necessário entender qual o tipo de fossa está instalado na sua residência. Existem, também, as fossas negras que não possuem uma instalação que separe os dejetos do solo. Nesse caso, o ideal é a desativação dela e instalação da fossa séptica.

Contudo, a primeira dica efetiva é se certificar de que existem saídas de gases no sistema. Por ser um ambiente orgânico, a liberação de gases pode ser um problema sério, que pode gerar acidentes como explosões ou queima. Portanto, é necessário, liberar os gases formados na fossa de forma rotineira.

Dica 2

A segunda dica é relacionada a limpeza do lodo que se forma na parte de baixo do sistema séptico. Esse processo é feito através de bombeamento do sistema e deve ser feito periodicamente para evitar o acumulo excessivo desse material.

Dica 3

É importantíssimo que o sistema esteja bem instalado. Portanto, é necessário que seja feita a inspeção da instalação. Afinal, se existirem rachaduras na estrutura, o conteúdo da fossa pode acabar entrando em contato com o solo, gerando poluição e possíveis problemas mais sérios. A grama úmida nas proximidades da instalação da fossa pode ser indicação de que esteja ocorrendo vazamentos. Fique atento!

Dica 4

A quarta dica é evitar descartar produtos químicos, como tintas e ácidos, na fossa. Esse tipo de produto, ao entrar em contato com os resíduos orgânicos da fossa, podem criar reações químicas e, consequentemente, gerar acidentes. Além disso, em caso de contato desse material com o solo, existe a possibilidade de poluir lenções freáticos e causar doenças para sua vizinhança e sua família.

Dica 5

Evite árvores com raízes profundas nas redondezas da sua fossa séptica. Ao crescerem, elas podem acabar danificando a estrutura da sua fossa e causando problemas futuros, como rachaduras e vazamentos. Observe, também, o escoamento da água da fossa. Se a água estiver descendo muito devagar, é possível que exista algum tipo de entupimento no sistema.

Ajuda profissional

Por fim, agora que você já conhece algumas dicas para manter o bom funcionamento da sua fossa séptica, é necessário gerar condições para essa manutenção ser feita. Existe a possibilidade de fazê-la de forma amadora. Entretanto, com certeza, a melhor forma de realizar as manutenções, é chamando uma empresa especializada. Eles possuem equipamento específico para cada tipo de manutenção e experiência para garantir o bom funcionamento da estrutura.

A empresa especializada, através de seu pessoal, poderá criar uma rotina de manutenção e evitar que a estrutura séptica se torne inutilizável ou gere problemas futuros. No caso de manter a estrutura séptica funcional, a rotina de manutenções e cuidados deve ser seguida à risca. Portanto, evite acidentes e contrate uma empresa especializada na limpeza da fossa séptica.

Por fim, agora que você já entendeu mais sobre a manutenção da fossa séptica, procure uma empresa especializada, como a Ajax Dedetizadora e Desentupidora, e evite problemas futuros. A manutenção da sua fossa é algo muito importante para garantir o saneamento da sua casa. Então, vale a pena um investimento maior nessa atividade.

Espero que tenha curtido o conteúdo sobre:
5 dicas para manutenção da fossa séptica
Em Geral temos diversos artigos sobre este tema. Recomendo :)

Oitavo Blog

Oitavo blog é um portal de conteúdo especializado em conteúdos de qualidade. Entre em contato conosco por e-mail contato@oitavo.blog

Go up