Banhos excessivos no calor fazem mal para a pele dos cães?

pexels cindy shebley 16181460

Com o excesso de calor, é comum aumentar a frequência de banhos nos Pets. Mas, será que esse excesso faz mal para a pele dos cães?

Segundo a Dra. Fernanda Binati, médica veterinária, os banhos excessivos nos cães podem ser prejudiciais, pois podem causar alguns efeitos como alteração na produção de sebo, e descamação exacerbada que são benéficos para a saúde da pele e pelagem do animal.

O banho é indicado para limpeza da pele e pelagem do animal, quando ele se apresenta com muitas sujidades necessita da limpeza para saúde do pet. A melhor frequência de banhos é 1x ao mês, não sendo influenciado pelo porte e tamanho da pelagem.

“O excesso de calor pode causar algumas alterações. Se o clima estiver muito úmido favorece a proliferação de fungos e ácaros. Porém, o tamanho dos pelos não influencia no calor, ele favorece na proteção da pele nesta época do ano, onde principalmente os raios solares são prejudiciais e mais intensos”, explica a médica veterinária.

Para o banho em casa, a dica é apostar sempre em produtos de uso veterinário, de marcas mais conceituadas no mercado, e com menos aditivos químicos em sua composição.

A Dra. Fernanda Binati ainda alerta que o uso do secador muito quente pode causar danos na pele do seu pet, e favorece o aparecimento de dermatites. Recomenda-se retirar o excesso de água com uma toalha e finalizar no secador em temperatura morna.

“Procure oferecer água constantemente em dias muito quentes, além de um ambiente com ventiladores que deixam o ar menos quente. Uma dica é colocar água gelada nos coxins (almofadinhas) dos pets, pois é um local de termorregulação, além de oferecer petiscos congelados irá ajudar bastante seu pet nestes dias de calor extremo”, sugere.

Fonte: Dra. Fernanda Binati | Médica Veterinária | Instagram: @vet_fernandabinati

Espero que tenha curtido o conteúdo sobre:
Banhos excessivos no calor fazem mal para a pele dos cães?
Em Geral temos diversos artigos sobre este tema. Recomendo :)

Oitavo Blog

Oitavo blog é um portal de conteúdo especializado em conteúdos de qualidade. Entre em contato conosco por e-mail contato@oitavo.blog

Go up