Como funciona a fertirrigação?

pexels stephanie loewe 6685893

A fertirrigação funciona através de diferentes equipamentos que incluem o filtro de linha, o registro que ajuda a drenar soluções e também a válvula de retenção. Torna-se necessário também fazer cálculos a fim de saber a quantidade correta de nutrientes que devem ser aplicados nas plantações antes de iniciar o procedimento.

Caso este processo seja feito sem os equipamentos necessários ou as técnicas obrigatórias sejam esquecidas, é muito possível ocorrer salinidade por excesso do adubo ou o sistema de irrigação ficar entupido. Logo, ao invés de haver praticidade neste trabalho, acontece desperdício de recursos e o plantio não consegue se desenvolver adequadamente por exagero de nutrientes ou falta de pureza da adubagem.

Clique e saiba mais +

O que é a fertirrigação?

A fertirrigação é a adubação de lavoura feita através da irrigação e é um método que auxilia os fertilizantes chegarem às raízes das plantas. O processo é feito através da diluição de nutrientes em água, que é a responsável por facilitar a absorção diretamente no solo.

Para que serve?

O processo serve para liberar os nutrientes necessários ao crescimento das plantas de maneira mais rápida, do que a opção sólida que leva um tempo maior para chegar às raízes. Este procedimento é mais demorado porque existe a necessidade da chuva auxiliar a penetração dos compostos na terra e, como sabemos, nem sempre terão dias extremamente chuvosos.

Como funciona a fertirrigação?

A fertirrigação funciona através do processo de gotejamento, que facilita a aplicação dos fertilizantes químicos e é absorvida com mais agilidade, quando comparada aos métodos tradicionais. Ainda, este processo é um dos que tem um custo menor porque ocorre um consumo reduzido de água e não demanda tanta energia, além de reduzir desperdícios de líquido no solo.

Além deste procedimento, existe também o processo de microaspersão que é feito através de um pequeno mecanismo que libera água dos orifícios a fim de molhar o solo. Entretanto, por mais que aparente praticidade, com a utilização frequente, é muito comum que os bocais apresentem desgaste e, com isso, exija a necessidade de fazer a substituição, conforme explicado pelo CNA Brasil.

Vantagens da fertirrigação

Ao optar por fertirrigar, você não precisa mais utilizar nenhum tipo de máquina de grande porte para realizar o processo de adubagem, fator este que gera ainda mais gastos de recursos. Inclusive, é fundamental saber que através deste processo, você consegue realizar a aplicação prática de nutrientes que serão absorvidos com facilidade pelo solo.

Perder os nutrientes é um problema que muitos agricultores precisam lidar no dia a dia, mas ao optar por fertirrigar, ocorre o procedimento de lixiviação. Ou seja, ela consegue impedir que os nutrientes sejam perdidos e, com isso, auxilia na redução de gastos para a produção agrícola, além de conseguir espantar pássaros e possíveis pragas.

Qual a diferença entre irrigação e fertirrigação?

A irrigação tem a função de apenas aplicar água ao solo conforme as quantidades necessárias exigidas por dia. O ato de fertirrigar consiste em usar água com fertilizantes que ajudam no crescimento das plantas e demanda de gastos menores, além de sua aplicação ser mais prática devido à técnica de gotejamento.

Além disso, a irrigação é um investimento mais caro, exige atenção no uso de máquinas e deve ser feita com frequência a fim de garantir que as plantas fiquem hidratadas. Irrigar as colheitas deve ser realizada com regularidade em ambientes mais quentes, em que a precipitação seja mínima a fim de evitar que as plantações queimem ou não se desenvolvam. 

Como aplicar a fertirrigação de forma eficiente?

Para fazer a aplicação, torna-se necessário um reservatório para trabalhar com os produtos químicos, assim como a bomba injetora que armazenará as substâncias para fornecer os nutrientes às plantas. Ainda, é fundamental possuir um injetor por pressão que ajuda aumentar a velocidade de aplicação e garante que o procedimento ocorra com praticidade.

É indispensável aplicar toda a solução preparada nas plantas, pois é através disso que a colheita pode começar a apresentar os resultados que você deseja. Para não ter desperdícios de recursos, sempre verifique se os compostos são compatíveis com as plantas para, assim, fazê-las se desenvolverem de maneira prática.

Ao cuidar ainda mais do plantio, você tem a possibilidade de realizar a colheita em um tempo menor porque as plantas recebem os nutrientes que precisam para se desenvolverem. Optar por este procedimento é mais seguro e também auxilia a controlar possíveis gastos com equipamentos que podem não ter o mesmo resultado que esta técnica.

Espero que tenha curtido o conteúdo sobre:
Como funciona a fertirrigação?
Em Blog temos diversos artigos sobre este tema. Recomendo :)

Go up