O que é IPVA e porque é preciso pagar o imposto?

O que é IPVA e porque é preciso pagar o imposto?

O IPVA está entre as principais contas que surgem entre final e começo do ano. O imposto é cobrado de condutores que possuem veículos e serve pagar manutenções públicas

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), surgiu para substituir a antiga Taxa Rodoviária Única (TRU) que foi criada em 1969 pelo ordenamento jurídico brasileiro para financiar a expansão das rodovias brasileiras. O IPVA é um imposto utilizado para despesas na administração pública e não possui relação com prestações de serviços como a TRU.

O governo estadual e municipal arrecada o valor do imposto sobre veículos terrestres automotores como carros de passeio, motos e assim por diante. Embarcações e aviões não pagam IPVA.

Para chegar no valor a ser pago, o governo realiza um cálculo com base no valor do veículo em mercado, onde pode ser conferido por meio da tabela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas).

A alíquota varia de estado para estado, por isso alguns são mais caros e outros mais baratos. Essa variação vai de 1% a 6%. São de 2 a 4% para os carros e de 1 a 6% para as motos. São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais são os estados com o IPVA mais caro do País.

Não pagar o imposto gera multa e impossibilita o Licenciamento, o que acarreta em mais valores em aberto. Transitar com Licenciamento sem quitação é considerado infração gravíssima e multa de R$293,47.

Como fazer o pagamento facilitado do IPVA?
Uma das opções é consultar todos os valores em aberto, seja com documentação e multas, e fazer um parcelamento junto às empresas que oferecem esse serviço, como é o caso da Zignet.
“Seja pelo site da empresa ou pelo aplicativo, o usuário tem as opções para escolher a que melhor se encaixa em sua realidade. Tudo de forma rápida e muito segura”, conta o sócio fundador da Zignet, Paulo Loffreda.

Na instituição de pagamentos, seja pelo site ou pelo aplicativo ZigAuto, o usuário pode optar por um parcelamento em até 12 vezes no cartão de crédito, ainda tendo o desconto de 3% da cota única que é ofertada em São Paulo para os condutores que pagam o IPVA em uma única parcela.

E se o veículo estiver com mais de um IPVA atrasado?

“Nesse caso, pode ser que o proprietário esteja inserido na Dívida Ativa e o recomendado é que o condutor acesse o site da Secretaria da Fazenda do estado no qual o veículo está cadastrado para confirmar”, conta Loffreda.

Havendo a confirmação, basta imprimir o boleto e quitar. No site da Zignet, na aba parcelamento de boletos, também é possível dividir esse valor, assim o condutor regulariza a situação do carro ou moto e não estoura o orçamento.

Ter o nome inscrito na Dívida Ativa do Estado implica em algumas consequências, como a dificuldade em obter financiamentos e prestar concursos públicos. Lembre-se de sempre manter a documentação regularizada, assim como a CNH para evitar débitos não programados.

Espero que tenha curtido o conteúdo sobre:
O que é IPVA e porque é preciso pagar o imposto?
Em Blog temos diversos artigos sobre este tema. Recomendo :)

Oitavo Blog

Oitavo blog é um portal de conteúdo especializado em conteúdos de qualidade. Entre em contato conosco por e-mail contato@oitavo.blog

Go up