Osteoartrite poderá afetar mais de 1 bilhão de pessoas até 2050

WhatsApp Image 2023 12 18 at 16.18.36 1

Especialista explica a importância e benefícios da atividade física para osteoartrite

Publicado na revista Lancet em agosto de 2023, um estudo do Instituto para IHME (Métricas e Avaliação em Saúde) dos Estados Unidos projeta que, até 2050, a osteoartrite poderá afetar mais de 1 bilhão de pessoas. No Brasil, dados do INTO (Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia) revelam que mais de um terço dos pacientes diagnosticados no Instituto apresentam osteoartrite.

A osteoartrite, também conhecida como artrose, é uma condição comum que afeta as articulações, resultando no desgaste progressivo da cartilagem que as reveste. Esse desgaste prejudica a capacidade da cartilagem de amortecer impactos e proporcionar uma superfície de deslizamento suave entre os ossos, levando a sintomas como dor, inchaço e limitação de movimento nas articulações afetadas. A osteoartrite pode impactar significativamente a qualidade de vida, sendo uma das principais causas de dor crônica e restrição funcional.

Segundo o Dr. Marco Aurélio Silvério Neves, ortopedista e traumatologista, especializado em cirurgia de quadril e joelho, a prática de uma atividade física regular é extremamente benéfica aos portadores de osteoartrite. Isso porque ajuda a reduzir a dor e a rigidez nas articulações, aumentar a flexibilidade, a força muscular, a saúde do coração e a resistência ao esforço.

Muito além de fazer bem para o organismo e para a saúde como um todo, a prática de atividades físicas também é fundamental para o fortalecimento dos ossos, uma vez que o exercício físico feito de maneira regular aumenta a força muscular e auxilia assim, no fortalecimento dos ossos e das articulações, garantindo uma melhor qualidade de vida.

Para finalizar, o ortopedista destaca que a osteoartrite é uma doença crônica não transmissível (DCNT) que acomete as articulações e, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é uma das principais causas de redução da qualidade de vida no mundo. Ou seja, a mudança de hábitos e a inclusão de rotina diária de exercícios se faz fundamental para garantir uma melhor qualidade de vida ao paciente.

Sobre Dr. Marco Aurélio S. Neves

Dr Marco Aurélio S. Neves, ortopedista e traumatologista, especializado em próteses de quadril e joelho. Pioneiro no Brasil em técnicas avançadas para realização de cirurgias de prótese de quadril e de joelho. Conta com especialização em Ortopedia e Traumatologia (2001) e em Cirurgia do Quadril e do Joelho (2002 e 2003), pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC – FMUSP).

O grande diferencial do médico são as bases tecnológicas aplicadas na prótese de joelho, o uso de guias customizadas feitas sob medida para cada paciente, por meio de impressão 3D, aumenta a precisão da cirurgia, otimizando os resultados. E na cirurgia de prótese de quadril, pioneiro na utilização da via anterior é a única que possibilita o método verdadeiramente não invasivo (AMIS), preservando músculos e tendões.

A realidade aumentada e a robótica para diminuir a agressão da cirurgia e permitir uma recuperação mais rápida também já são uma realidade. Um dos pioneiros no Brasil em técnicas avançadas para realização de cirurgias de prótese de quadril e de joelho.

Especializações em centros de referência em cirurgia ortopédica do mundo, entre eles: Presbyterian Hospital Plano (Texas, Estados Unidos, 2004), Hospital Jan Palfij (Gent, Bélgica, 2006), Clinic Dr. Decker (Munique, Alemanha, 2006), The Steadman Clinic (Vail, Estados Unidos, 2009), South West London Orthopaedic Center (Inglaterra, 2013), Le Centre Médico Chirurgical Paris V (Paris, França, 2015).

Para mais informações: www.drmarcoaurelio.com.br

Instagram: @drmarcoaurelio.ortopedia

Linkedin: marco-aurelio-silverio-neves

Espero que tenha curtido o conteúdo sobre:
Osteoartrite poderá afetar mais de 1 bilhão de pessoas até 2050
Em Blog temos diversos artigos sobre este tema. Recomendo :)

Oitavo Blog

Oitavo blog é um portal de conteúdo especializado em conteúdos de qualidade. Entre em contato conosco por e-mail contato@oitavo.blog

Go up