Setor de Venda Direta oferece capacitação e forma mais de 1 milhão de empreendedores por semestre

pexels tima miroshnichenko 6169033

De aplicativos de treinamentos a universidades, setor aposta no treinamento e formação de profissionais para atuar no mercado nacional

No primeiro semestre de 2023, 1 milhão de empreendedores independentes do setor de Venda Direta participaram de treinamentos de formação e capacitação oferecidos pelas empresas do setor. O levantamento é da pesquisa da CVA Solutions, encomendada pela Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (ABEVD), para entender o perfil e apontamentos dos empreendedores do segmento — entidade que representa o segmento no qual o Brasil ocupa a 7ª colocação no mundo e a liderança na América Latina.

Os temas dos treinamentos realizados pelas empresas de Venda Direta abordam técnicas de vendas, digitalização, finanças e até como melhorar seu relacionamento interpessoal, que podem ser realizados de forma online ou presencial, por meio de aplicativos digitais ou de universidades de formação.

Jordan Rizetto, vice-presidente de marketing para Américas do Sul e Central da Herbalife, empresa do setor e associada à ABEVD, explica que o investimento em capacitar sua força de venda resulta em uma vantagem competitiva para a empresa. “À medida que o empreendedor aprimora suas habilidades de vendas, conquista maior fidelidade dos clientes tanto para ele e quanto para a marca. Para se ter ideia, 90% daqueles que participam dos treinamentos online oferecidos pela Herbalife com o objetivo de atrair clientes têm crescimento em seus negócios”, afirma Rizetto.

Para simplificar o acesso dos seus empreendedores independentes aos cursos de capacitação, a Herbalife criou o aplicativo de treinamentos HN Grow, que oferece mais de 70 módulos on-line. “A nossa capacitação é multimídia, com vídeos, trilhas de aprendizado, guias, e-books e muito mais”, explica Rizetto.

Crisciane Rodrigues, presidente do Comitê de Sustentabilidade do Hinode Group, conta que os empreendedores que participaram de cursos de capacitação tiveram um volume de compras 104% maior que a média geral. “A Universidade Hinode (UH) é nosso principal pilar de treinamento dentro da empresa e, desde 2016, já formou mais de 265 mil pessoas. A plataforma também é bilíngue, com cursos em português e espanhol, podendo ser acessada na palma da mão”, explica.

O empreendedor Leonardo Sousa, de 31 anos, classifica como essencial a capacitação fornecida no setor. “Eu não sabia nada sobre vendas diretas. Mesmo tendo uma noção de educação financeira, eu não sabia vender”, relata. Wesley Pereira, empreendedor de 24 anos, também destaca a melhoria nas vendas com as ações de capacitação. “Elas trazem insights que podem ser usados na hora da venda, como quebrar objeções e concluir negociações”, completa.

“Outro projeto que integra a UH é o programa Pérolas, uma das maiores plataformas de formação de liderança feminina. A iniciativa inspira e capacita empreendedoras que fazem parte da rede da empresa a se tornarem líderes de alta performance. O programa, que nasceu em 2015, é signatário dos WEPs (Princípios de Empoderamento das Mulheres), da ONU Mulheres”, acrescenta Crisciane.

A presidente-executiva da ABEVD, Adriana Colloca, conta que a entidade também organiza ações de capacitação, como parcerias com o Sebrae para mentorias de educação financeira. “Tanto as empresas associadas, como a ABEVD entendem que o segmento depende do sucesso do empreendedor independente. Logo, colocá-lo em prioridade e proporcionar capacitação, benefícios e recompensas é um dos pilares da venda direta”, conclui.

A venda direta se destaca pela sua democraticidade, com um baixo investimento inicial e sem exigência de experiência ou formação profissional e, com o investimento das empresas na qualificação dos empreendedores, é um negócio que pode ser aprendido por todos e aprimorado continuamente.

A ABEVD

A Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (ABEVD) é uma entidade sem fins lucrativos, criada em 1980 para promover e desenvolver a venda direta no Brasil, bem como representar e apoiar empresas que comercializam produtos e serviços diretamente aos consumidores finais. A entidade é membro da World Federation of Direct Selling Associations (WFDSA), organização que congrega as associações internacionais de vendas diretas existentes no mundo. Por isso, segue os códigos de ética implantados por suas filiadas, que representam mais de 70 países.

Espero que tenha curtido o conteúdo sobre:
Setor de Venda Direta oferece capacitação e forma mais de 1 milhão de empreendedores por semestre
Em Blog temos diversos artigos sobre este tema. Recomendo :)

Oitavo Blog

Oitavo blog é um portal de conteúdo especializado em conteúdos de qualidade. Entre em contato conosco por e-mail contato@oitavo.blog

Go up