Internet de cabo e fibra: qual a diferença e vantagens de cada tipo

Internet de cabo e fibra qual a diferenca e vantagens de cada tipo

Descubra as diferenças e vantagens entre a internet de cabo e fibra. Saiba qual tipo é mais adequado para suas necessidades e aproveite ao máximo sua conexão.

A evolução tecnológica é a marca do nosso tempo, e desde a internet discada até a internet de cabo chegando até a Oi Fibra, muita coisa mudou. Com novos dispositivos e mais pessoas conectadas, nada melhor que um serviço de internet com velocidade e estabilidade.

Mas você sabe as diferenças entre a internet de cabo e a de fibra? E qual é a melhor para atender às suas necessidades? Continue a leitura para saber mais sobre esses tipos de serviços!

Clique e saiba mais +

Quais a diferença entre a internet de cabo e fibra?

A vida online está presente tanto na vida pessoal quanto na profissional das pessoas. E a internet de cabo e a de fibra cumprem com esse objetivo. Mas elas não funcionam do mesmo jeito. Você sabia disso?

E caso você esteja pensando em trocar ou contratar internet deve ficar atento a essas diferenças para fazer a melhor escolha.

Internet de cabo

Esse tipo de tecnologia era usada por fabricantes de televisão, e surgiu como uma substituta à internet discada. Aquela mais antiga que precisava da linha telefônica para navegar na web.

O cabeamento desse tipo de internet é de cobre. E é justamente esse material que torna o custo desse serviço mais barato. Essa modalidade de serviço utiliza um cabo coaxial para gerar o sinal e a conexão da internet que chega a sua casa por  sinal  analógico. O cabo se conecta da estação da operadora até o aparelho de modem que está no local de instalação.

Os cabos de cobre podem atingir até 30Mb de velocidade.

Internet de fibra óptica

Já a internet de fibra usa o vidro ou plástico como material. Outra característica é a espessura do fio que pode ser do tamanho de um fio de cabelo humano. Esses cabos são os responsáveis por transportar os dados em flashes de luz. E o sinal parte da central telefônica até o local onde será instalado.  Apesar da fina espessura, os cabos são bastante resistentes e têm ampla capacidade de transmitir dados. 

Os cabos de fibra óptica podem atingir até 500Mb de velocidade, muito superior à internet de cabo. Agora que você já sabe a diferença entre os serviços, vamos ver as vantagens e desvantagens de cada uma.

Vantagens da internet de cabo

  • Melhor custo-benefício por causa do custo da matéria prima ;
  • Maior infraestrutura chegando a mais localidades;
  • Alta velocidade para download e upload;
  • Valor  mais acessível para o cliente.

Desvantagens da internet de cabo

  • Velocidade menor comparado à fibra ótica;
  • Dependência da fiação ou distância da central telefônica para bom funcionamento;
  • Redução da velocidade quando aumenta o volume de pessoas conectadas.

Vantagens da internet de fibra óptica

  • Resistente ao calor e ao frio;
  • Possibilita maior tráfego de dados;
  • Conexão mais estável e segura;
  • Mesma velocidade de upload e download.

Desvantagens da internet de fibra óptica

  • Maior custo com receptores e transmissores;
  • Dificuldade para fazer reparos (não há possibilidade de unir a fiação);
  • Não está disponível em todos os lugares como em áreas rurais, por exemplo.

Essas são apenas algumas vantagens e desvantagens de cada serviço. Para escolher entre elas, é importante que você avalie a disponibilidade da internet na sua região.

E não só isso, também precisa avaliar  seu perfil de consumo e o custo-benefício em relação a preço e serviços extras atrelados a cada uma delas.

Espero que tenha curtido o conteúdo sobre:
Internet de cabo e fibra: qual a diferença e vantagens de cada tipo
Em Geral temos diversos artigos sobre este tema. Recomendo :)

Oitavo Blog

Oitavo blog é um portal de conteúdo especializado em conteúdos de qualidade. Entre em contato conosco por e-mail contato@oitavo.blog

Go up