O que é a classificação de pneus?

pexels mike bird 1007410

A classificação de pneus é um serviço importante para todos os pneus automotivos, incluindo os famosos Firestone Pneus. Essa classificação é fundamental para se entender sobre o desempenho e suas características dos pneus. 

No entanto, muitos consumidores e apaixonados pelo mundo automobilístico não conhecem e sequer ao menos sabem da importância desta classificação, na qual impactam na segurança e desempenho do veículo. No entanto, entender esses detalhes faz toda a diferença na escolha dos pneus mais adequados para cada veículo.

Clique e saiba mais +

O que é a classificação de pneus?

A classificação dos pneus é um sistema padronizado no qual mostra informações importantes sobre as características e desempenho dos pneus, e pode até mesmo dizer sobre a composição e tecnologias do material utilizado. Além disso, o consumidor deve prestar muita atenção nas informações contidas nela.

No entanto, essas informações são encontradas geralmente na etiqueta ou ficha técnica de cada pneu, na qual garantem a segurança de quem o adquire. Isso se dá porque o próprio órgão de segurança, Inmetro, está por trás da fiscalização desta informação.

Qual é a importância da classificação?

Essa classificação fornece informações muito importantes, como o potencial gasto de combustível que o seu veículo fará, por exemplo. Além disso, há informações claras sobre o desempenho do pneu em diferentes terrenos, aderência em pistas molhadas e até eficiência energética.

Essas informações se tornam importantes quando o motorista, geralmente mais experiente, precisa fazer escolhas mais específicas para seu veículo. Além disso, há um critério muito necessário que pode ajudar na hora da escolha que são as letras, geralmente de A ao G. 

Como é feita?

No Brasil, este sistema de classificação segue três critérios básicos, a aderência em piso molhado, eficiência energética e ruído. Vale lembrar que cada país tem um sistema específico de etiquetagem. No país, este sistema é conhecido como Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) para pneus comercializados.

Além disso, esses pneus são testados em grandes laboratórios e após isso, etiquetados. Mais tarde, os resultados destes testes são utilizados para a atribuição de uma classificação ao pneu para aquela categoria de veículo.

Como ler a classificação de pneus na etiqueta?

Sabendo-se que na etiqueta possui três categorias que são: aderência em piso molhado, eficiência energética e ruído - onde cada uma contém um símbolo específico. São eles um símbolo de uma bomba de gasolina ao lado, símbolo de um pneu e gotas e um pneu e um alto falante, respectivamente. 

Para os dois primeiros ítens, quanto mais próximo do A, melhor é o pneu naquele requisito, Já no terceiro ítem, quanto menos ondas sonoras, melhor. Nesse caso, podemos interpretar tais informações como:

  • Uma onda: Veículos de passeio ou comerciais leves, 69dB a 72dB;
  • Duas ondas: Veículos de passeio ou pequenos caminhõe, 72 dB a 75dB;
  • Três Ondas: Veículos grandes ou caminhões, 75dB a 78dB.

Contudo, os pneus para os veículos maiores são os que podem apresentar um nível maior de ruído. Geralmente, algumas marcas como Firestone Pneus apresentam ótimos materiais e sempre são referência no mercado. 

Quando o pneu tem bons materiais e altas tecnologias empregadas, a classificação fica próximo do A. Além disso, a eficiência energética pode ser baixa quando o nível de ruído for alto ou vice-versa. Aproveite para ler outras matérias sobre o tema no blog e site da Della Via Pneus e aprenda sobre diversos assuntos do mundo automotivo. Assuntos sobre Firestone Pneus e outras marcas são temas recorrentes.

Espero que tenha curtido o conteúdo sobre:
O que é a classificação de pneus?
Em Blog temos diversos artigos sobre este tema. Recomendo :)

Go up