Tratamento Da Obesidade E A Relação Com Uma Longevidade De Qualidade

WhatsApp Image 2023 12 13 at 11.28.18

A obesidade é uma doença crônica e, se não tratada, compromete também a longevidade de qualidade

Dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta quarta-feira (29), apontam que a expectativa de vida ao nascer no Brasil subiu, em 2022, para 75,5 anos. A esperança de vida teve uma queda nos dois anos anteriores, devido ao aumento de mortes causado pela Covid-19 em 2020 e 2021.

Muitos fatores estão ligados a uma melhora na expectativa de vida e a uma boa longevidade. Um deles que pode ser destacado e merece atenção é o cuidado com a saúde, mais especificamente com o controle do peso e o tratamento da obesidade, que hoje atinge cerca de 41 milhões de pessoas acima de 18 anos, correspondendo a 26% da população. Em 2035, segundo estudo publicado pela World Obesity Federation (WOF), a previsão é de que os brasileiros com obesidade sejam 41% da população.

Essa é uma preocupação crescente no mundo todo e traz implicações significativas para a saúde individual e pública. A obesidade está associada a uma série de problemas de saúde, incluindo diabetes tipo 2, doenças cardíacas, hipertensão, diabetes, além de estar relacionada a 13 tipos de câncer. A doença pode impactar negativamente também a qualidade de vida, reduzindo a mobilidade, aumentando o risco de depressão e limitando as atividades diárias.

Hábitos alimentares saudáveis, prática de atividade física regular, acompanhamento psicológico, medicação, cirurgia bariátrica e busca de orientação de profissionais de saúde para o tratamento são passos fundamentais para controlar a obesidade.

A cirurgia bariátrica está entre os tratamentos para obesidade e, segundo estudos recentes, é um dos caminhos, inclusive, para a diminuição da hipertensão e controle do colesterol. “Com a cirurgia bariátrica conseguimos fazer o tratamento da obesidade aliado a outras medidas e, com o peso controlado, as chances do aparecimento de câncer e outras doenças também são reduzidas”, afirma o cirurgião bariátrico Dr. Carlos Schiavon, Coordenador de Ensino e Pesquisa do Núcleo de Obesidade e Cirurgia Bariátrica da BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo e cofundador da ONG Obesidade Brasil.

“Sabemos que a obesidade leva a uma pior resposta ao tratamento de cânceres, aumenta os casos de mortalidade, de complicações e causa maior toxicidade. O controle do peso e os cuidados com a saúde evitam os diversos problemas relacionados a essa doença crônica e ainda ajudam o paciente a ter uma longevidade de melhor qualidade”, finaliza a médica nutróloga Dra. Andrea Pereira, cofundadora da ONG Obesidade Brasil.

Sobre a ONG Obesidade Brasil

O Instituto Obesidade Brasil é a primeira organização sem fins lucrativos do mundo direcionada a pessoas com obesidade e surge com o objetivo de conscientizar e trazer informações claras e objetivas, sempre com mentoria científica, com linguagem acessível sobre obesidade, prevenção, diagnóstico, tratamento, novas tecnologias e direcionamento aos centros públicos e gratuitos de atendimento, ajudando da melhor forma possível.

A ONG foi fundada em fevereiro de 2020 para conscientizar pessoas de que a obesidade é uma doença multifatorial e crônica e conta com um Conselho Científico composto por especialistas colaboradores de todo o território brasileiro, de perfil multidisciplinar, que adota o conceito de saúde universal e trabalha para que todos tenham acesso à ajuda médica especializada.

Coordenadores da ONG Obesidade Brasil

Psicóloga Andrea Levy

Presidente e cofundadora da ONG Obesidade Brasil;

Psicóloga Clínica e bariátrica, especialista em Obesidade e Transtornos Alimentares pelo HC-FMUSP;

Mais de 20 anos de atuação em clínica de Obesidade e Cirurgia Bariátrica;

Autora do livro "Cirurgia Bariátrica: manual de instruções para pacientes e familiares".

Nutróloga Andrea Pereira

MD, PhD

Médica Nutróloga do Departamento de Oncologia e Hematologia do Hospital Israelita Albert Einstein;

Ex-presidente e cofundadora da ONG Obesidade Brasil;

Doutorado pela Endocrinologia da UNIFESP em Obesidade e Cirurgia Bariátrica;

Pós-doutorado pelo Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa;

Pós-doutorado em andamento pela Medicina Esportiva da FMUSP sobre obesidade, câncer de mama e exercício;

Autora do livro “Dieta do Equilíbrio: a melhor dieta anticâncer”.

Cirurgião Bariátrico Carlos Schiavon

Médico Especialista em Cirurgia Bariátrica e Metabólica;

Formado em 1987 pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo;

Doutor Cirurgião pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – São Paulo, SP;

Especialista em Cirurgia Bariátrica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica;

Coordenador de Ensino e Pesquisa do Núcleo de Obesidade e Cirurgia Bariátrica da BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo;

Investigador principal do Trial GATEWAY – Gastric Bypass to Treat Obese Patients With Steady Hypertension.

 

Espero que tenha curtido o conteúdo sobre:
Tratamento Da Obesidade E A Relação Com Uma Longevidade De Qualidade
Em Blog temos diversos artigos sobre este tema. Recomendo :)

Oitavo Blog

Oitavo blog é um portal de conteúdo especializado em conteúdos de qualidade. Entre em contato conosco por e-mail contato@oitavo.blog

Go up